O constante crescimento de uma indústria é algo que acontece em muitos casos de forma desorganizada e sem planejamento. Esse era um erro que a Reisam não queria cometer.
Com o aumento na demanda de produção e limitação de espaço físico para ampliação, a Reisam se viu na necessidade de construir um novo galpão para aumentar a capacidade de produção e atender seus prazos.
No mercado, é comum ver uma empresa abrir mão de qualidade do produto ou aumentar o prazo de entrega para que possa atender a demanda, uma ideia que não agradava nem um pouco a família Reigado, fundadores da Reisam. Isso iria contra os valores da empresa, que zela pela excelência das suas peças a mais de 25 anos.
O problema ficou ainda maior pois encontrar uma empresa para fazer a montagem de uma máquina extrusora com qualidade em um curto espaço de tempo é muito difícil, como já constatado pela Reisam no passado.
"O crescimento da empresa tem que acontecer de forma organizada e controlada, sem abrir mão da qualidade do produto e do atendimento."
- Alex Reigado, diretor de produção
Montar uma linha de extrusão é uma tarefa que demanda tempo e uma equipe de qualificada.
O desafio da Kubo era atender a Reisam de forma rápida, precisa e não deixando pontas soltas ou retrabalho, o que acarretaria em maiores despesas e atrasando a produção da nova linha.
Paralelo a montagem, a Reisam pediu a criação de um novo software para o sistema de puller duplo, reformulação das telas de IHM e adição de novas funcionalidades. Tudo isso para ser startado junto a linha, um grande desafio que demandava sincronia entre a equipe de montagem e de programação.
A Kubo forneceu toda a mão de obra necessária para a ligação elétrica da máquina em conjunto com a equipe mecânica, caminhando lado a lado em sincronismo.
Foi feito um grande planejamento e tivemos atenção redobrada para não deixar nenhuma ligação para trás, o que garantiu a execução do serviço com retrabalho zero.
A equipe de programação da máquina entrou na etapa final da montagem elétrica, enquanto isso a programação do sistema de puller duplo já estava em desenvolvimento, o que agilizou o processo de integração entre as partes da máquina.
A pedido da Reisam, as telas das IHMs usadas no sistema de puller duplo foram totalmente redesenhadas, de forma a ajudar o operador da máquina a tirar o melhor proveito dela, com gráficos e mostradores bem distribuídos, botões de tamanho ideal e funcionalidades extras.
As equipes que trabalharam na montagem da linha extrusora terminaram o serviço em tempo record, dando o tempo necessário para a Reisam começar a usar a nova linha de produção antes dos seus estoques acabassem.
A maestria em que a equipe da Kubo executou o trabalho foi tão surpreendente que foi fechado um contrato de manutenção mensal com a Reisam, para manutenção preventiva e corretiva dos painéis elétricos da linha e assistência presencial e remota de software do sistema de puller duplo.
Veja abaixo algumas fotos do projeto realizado na Reisam: